A tecnologia de informação como ferramenta para otimização da qualidade nos serviços de saúde em Manaus-AM

Nilson Rodrigues Barreiros, Thiago Maciel Neto, Nelson Kuwahara, Mirian Buss Gonçalves

Resumo


Este artigo trata do uso de tecnologia de informação (TI), através do método Analytic Hierarchy Process (AHP), como proposta de mudanças na dinâmica da administração, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus. O objetivo deste trabalho foi mostrar que a TI possui relevância na tomada de decisão no que diz respeito à qualidade dos serviços de saúde prestados nos setores de enfermagem da UBS Dr. Geraldo Magela. Propondo uma aproximação do gestor com a realidade da unidade pesquisada. O método utilizado foi o AHP uma vez que, este é um processo de análise hierárquica que busca identificar melhor o problema e permitir assim a tomada de decisão. Na coleta de dados foram aplicados formulários-estruturados, e a estruturação do problema analisado e simulação do AHP foi realizado por meio do software Expertchoice 11. Os resultados da composição dos julgamentos apontam que a melhor alternativa para os usuários é o consultório de enfermagem, sendo que a cortesia e a confiabilidade são as características de qualidade nos serviços mais importantes. A aplicação do AHP aponta aos profissionais de saúde, o nível dos seus atendimentos, ao mesmo tempo permite ao gestor e ao chefe de enfermagem tomar decisões no que diz respeito à qualidade nos serviços oferecidos.


Palavras-chave


Processo de análise hierárquica; Tecnologia de informação; Qualidade; Tomada de decisão.

Texto completo:

PDF/A


e-ISSN 2175-8018


Creative Commons License
IJIE - Iberoamerican Journal of Industrial Engineering foi licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.


Iberoamerican Journal of Industrial Engineering. Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Florianópolis, SC, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial do IJIE, encaminhe um e-mail para periodico.ijie@gmail.com ou ijie@contato.ufsc.br