O SINAES à Luz da Criação e Transferência de Conhecimento

Rafael Pereira Ocampo Moré, Alexandre Marino Costa, Cláudio Reis Gonçalo

Resumo


Este estudo analisa os elementos estruturantes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, considerando suas relações com a garantia de qualidade dos cursos superiores a distância, e criação e transferência de conhecimento. A pesquisa foi realizada sob o prisma da Gestão do Conhecimento que permite às organizações refletir processos, organizá-los de forma estratégica. O estudo é classificado como qualitativo, aplicado, exploratório e descritivo. Fez-se uso também do instrumento entrevista em profundidade semiestruturada e da coleta documental e bibliográfica, e para a análise dos dados optou-se por análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam deficiência no processo de comunicação dos atores envolvidos no SINAES, o que resulta em indicadores divergentes daqueles planejados pelos gestores.

Palavras-chave


SINAES; Elementos Estruturantes; Gestão do Conhecimento

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