Aplicações Práticas da Gestão do Conhecimento: Um Estudo com Profissionais da Área de Tecnologia da Informação

Fábio Corrêa, Fabricio Ziviani, Frederico Vidigal

Resumo


Objetivo: O presente estudo objetiva analisar práticas de gestão do conhecimento na percepção dos profissionais de tecnologia da informação.

Design/Metodologia/Abordagem: A metodologia da pesquisa é caracterizada, quanto aos fins, como descritiva, e com abordagem quantitativa, quanto aos meios de investigação. O universo da pesquisa constitui de 188 entrevistados, sitiados na cidade de Belo Horizonte/MG. Para a coleta de dados foi utilizado instrumento do tipo e-survey, com escala likert de cinco pontos.

Resultados: Como resultado, conclui-se que os respondentes tendem em concordar com 78% das práticas propostas e, o percentual restante, 22 não concordam e nem discordam das fases, sendo importante destacar que nenhuma fase apresenta tendência de discordância pelos respondentes. A percepção dos respondentes, sendo estes pessoas atuantes no setor de TI, fortalece a coesão das práticas propostas, haja vista que a proposição foi fundamentada em base teórica conceitual e percebida por indivíduos que vivenciam a realidade do setor de TI.

Limitações da Pesquisa: O fator de limitação deste estudo refere-se à segmentação da amostra na cidade de Belo Horizonte/MG.

Originalidade: A originalidade da pesquisa é caracterizada pela ação de semear a gestão do conhecimento especificamente no setor de TI, atribuindo características com o intuito de municiar esse setor de ações que objetivam gerir o conhecimento no âmbito das relações entre sistemas de informação, processos organizacionais e pessoas, visando a uma sinergia entre estes elementos, além de permitir outros ganhos existentes pela promoção da gestão do conhecimento e motivar novos estudos sob esta ótica.


Palavras-chave


Conhecimento; Gestão do Conhecimento; Conhecimento Organizacional; Práticas de Gestão do Conhecimento; Tecnologia da Informação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Scholar Scholar Sumários  Livre