Diretrizes do Conhecimento em uma Multinacional Espanhola do Setor de Colorifício

Kelly Cristina Mello, Julio César Zilli, Adriana Carvalho Pinto Vieira

Resumo


Objetivo: O presente estudo tem por objetivo analisar os processos de gestão do conhecimento em uma multinacional espanhola. 

Design/Metodologia/Abordagem: Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva quanto aos fins, bibliográfica e um estudo de caso, quanto aos meios de investigação, com abordagem qualitativa. O universo envolvido na pesquisa foi uma empresa multinacional espanhola do setor de colorifício, localizada no Sul de Santa Catarina. Para a coleta de dados, foi utilizada uma entrevista em profundidade junto a Gerente de Recursos Humanos. 

Resultados: Verifica-se que dentre os processos da gestão do conhecimento, a mais utilizada é a transferência de conhecimento, por meio do compartilhamento de informações (know-how), exercido de forma intraempresa ou top down. Esta forma é aplicada diretamente em seus produtos e serviços, mantendo a empresa com um diferencial competitivo em relação ao mercado interno por meio da sua constante inovação. 

Limitações da pesquisa: Como fator limitante, observa-se que a pesquisa foi realizada em uma única empresa, demonstrando que os resultados referem-se somente a este universo.

Originalidade/valor: A originalidade refere-se ao estudo ser realizado em uma multinacional com importante impacto no setor de colorifícios em âmbito nacional e internacional.


Palavras-chave


Gestão do Conhecimento; Inovação; Multinacional

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