Abordagem de sistemas de inovação na perspectiva da criação e difusão do conhecimento nas organizações

Renelson Ribeiro Sampaio, Jader C. M. Albuquerque, Rogério Vital Lacerda

Resumo


Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão interdisciplinar sobre a conjectura de que a estratégia mais adequada para uma empresa conseguir sobreviver e ser competitiva, em seu segmento de mercado, é inovar e adaptar-se às constantes mudanças, sejam elas de cunho ambiental, tecnológico, social, etc.

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa utilizou como abordagem metodológica a revisão bibliográfica e o estabelecimento de pontos de convergência entre a proposta de inovação tecnológica, apresentada por Pavitt, baseada no conceito de regimes tecnológicos e a sua inter-relação com a perspectiva de criação e difusão de conhecimento nas organizações, tendo como elo o estudo das dimensões de proximidade, proposta por Boschma.

Resultados: O resultado é uma compilação de importantes teorias da literatura com a explicitação de contribuições tangíveis para organizações que buscam construir e utilizar adequadamente seus conhecimentos.

Limitações da pesquisa: O estudo restringiu-se à pesquisa teórica, não sendo considerados dados quantitativos e estudo exploratório.

Originalidade/valor: A importância desse trabalho se justifica pela sua perspectiva interdisciplinar, constituindo-se em uma contribuição para a temática e pelo estabelecimento de caminhos que possam ser seguidos por organizações que necessitam compreender e utilizar adequadamente o seu conhecimento para inovar.


Palavras-chave


Inovação; Conhecimento Organizacional; Regimes Tecnológicos; Dimensões de Proximidade.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Scholar Scholar Sumários  Livre