Desenvolvimento de inovação tecnológica no setor produtivo no contexto da epistemologia do conhecimento tecnológico e as estruturas de ensino

Miguel A. Chincaro Bernuy, Ubirajara F. Moreno, José A. Peres Angotti, Marcelo G. Gomes Ferreira, Fernando A. Forcellini

Resumo


Objetivo: Desenvolver uma categorização de complexidade do Conhecimento Tecnológico, CT, para o setor produtivo.

Metodologia: Caracterização do desenvolvimento tecnológico em função do contexto histórico, a sua complexidade, interdisciplinaridade, bases de conhecimento e aspectos reguladores do ensino. A categorização da complexidade do CT no setor produtivo baseou-se em centenas de atividades de orientação de trabalhos, entre 1990 e 2012, com empresas de diferentes portes (micro, mini, médias e grandes indústrias de transformação) na área de automação com estudantes de graduação e pós graduação de engenharia, incluindo também nesse grupo os tecnólogos e os técnicos.

Resultados: Uma análise das estruturas que potencializam a formação tecnológica em algumas indústrias, apresentando uma visão da epistemologia da tecnologia no setor produtivo no desenvolvimento de inovação tecnológica. Uma classificação do conhecimento tecnológico em fases correspondentes a categorias de complexidade para o setor produtivo. Uma análise dos caminhos que o CT pode percorrer, considerando os contextos da formação de professores, produção de inovação e a educação tecnológica.

Limitações da pesquisa: As empresas analisadas se concentraram nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, e em maior número na região metropolitana de Belo Horizonte e no norte do Paraná.

Implicações práticas: Buscou-se discutir alguns aspectos históricos que contribuem para a compreensão dos mecanismos de formação dos saberes da tecnologia.

Implicações sociais: Contribuir com a discussão de uma questão filosófica bastante recorrente: como se constrói o CT e como este conhecimento pode promover a inovação.

Originalidade/valor: Apresentar uma categorização de complexidade do CT no setor produtivo.


Palavras-chave


Epistemologia da Inovação; Conhecimento Tecnológico; Estruturas de Ensino

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Scholar Scholar Sumários  Livre