Inovação, Empreendedorismo e Universidades no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina

Ademar Schmitz, Willian Rochadel, Gertrudes Aparecida Dandolini, João Artur de Souza, Alexandre Leopoldo Gonçalves

Resumo


Objetivo: Este artigo objetiva descrever como os temas inovação, empreendedorismo e universidades vêm sendo estudados no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Design/Metodologia/Abordagem: O estudo é de caráter exploratório e descritivo, realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura considerando o Banco de Teses de Dissertações (BTD) do PPGEGC.

Resultados: Das 150 teses e 183 dissertações publicadas até setembro de 2014, 50 têm foco em pelo menos um dos temas em questão (26 em inovação, 15 em empreendedorismo e 20 em universidades), embora algumas tenham utilizado a universidade apenas como um caso. Poucos estudos correlacionam dois dos temas em questão e nenhum discute os três temas concomitantemente.

Originalidade/valor: Não há estudo que discuta a universidade enquanto instituição que cria, dissemina e aplica o conhecimento, assim como não há estudo que explicitamente discuta a relação entre a inovação e o empreendedorismo, nem a inovação e o empreendedorismo, ao mesmo tempo, no âmbito das universidades.


Palavras-chave


Inovação; Empreendedorismo; Universidade; Engenharia e gestão do conhecimento; Gestão universitária.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Scholar Scholar Sumários  Livre