Desafios para a explicitação do conhecimento no ambiente universitário

Julio Cesar Zilli, Rosane Alessio Dal Toé, Adriana Carvalho Pinto Vieira, Guilherme Spiazzi Dos Santos

Resumo


Objetivo: A pesquisa buscou identificar os desafios para a explicitação do conhecimento na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa foi caracterizada como descritiva, bibliográfica e um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada junto a Pró-Reitoria de Administração e Finanças da UNESC.

Resultados: Constatou-se que não existe um processo estruturado de gestão do conhecimento implementado, porém, os dirigentes da universidade compreendem a necessidade de uma ação estratégica para a implantação da gestão do conhecimento, necessitando de ações eficazes para explicitar, disseminar e formalizar o conhecimento em todo o complexo universitário.

Limitações da pesquisa: Como fator limitante, observa-se que a pesquisa foi realizada em uma única universidade, demonstrando que os resultados referem-se somente a este universo.

Originalidade/valor: A originalidade refere-se ao estudo ser realizado em uma universidade comunitária, com abrangência no extremo Sul catarinense.


Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Educação; UNESC.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Scholar Scholar Sumários  Livre