Difusão de competências baseadas em conhecimento através das redes sociais de uma organização

Renelson Ribeiro Sampaio, Roberto Luiz Souza Monteiro, Rogério Vital Lacerda

Resumo


Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão interdisciplinar baseada na metáfora de que a empresa pode ser vista como uma espécie (organismo vivo) e o seu processo de adaptação entendido como a capacidade de desenvolvimento de competências estratégicas que a tornem sustentável, a partir do conhecimento gerado em seu ambiente e difundido por meio das redes sociais que são sustentadas pelos indivíduos “mais aptos”.

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa utilizou como abordagem metodológica a revisão bibliográfica e o estabelecimento de pontos de convergência entre teoria de formação das competências essenciais, a partir de competências individuais (conhecimentos), e o modelo de criação e difusão de conhecimento nas organizações, de Nonaka e Takeuchi, tendo a Análise de Redes Sociais como elemento utilizado para mapear e mensurar o processo de geração e difusão do conhecimento, em organizações.

Resultados: O resultado é uma compilação de importantes teorias da literatura com a explicitação de contribuições tangíveis para organizações que buscam construir e utilizar adequadamente seus conhecimentos.

Limitações da pesquisa: O estudo restringiu-se à pesquisa teórica, não sendo considerados dados quantitativos e estudo exploratório.

Originalidade/valor: A importância desse trabalho se justifica pela sua perspectiva interdisciplinar, constituindo-se em uma contribuição para a temática e pelo estabelecimento de caminhos que possam ser seguidos por organizações que necessitam compreender e utilizar adequadamente o seu conhecimento para inovar.


Palavras-chave


Competências Essenciais; Conhecimento Organizacional; Análise de Redes Sociais

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Scholar Scholar Sumários  Livre