O Espaço Inter-relacional dos Modelos e dos Protótipos no Processo Criativo em Design

Ana Margarida Ribeiro Dias Fernandes Gomes Ferreira, Vasco Alexandre Milne dos Santos

Resumo


A construção do processo de Design para a resolução do problema é, como mencionaram Charles e Ray Eames, única e requer, a cada novo passo, um distinto e singular processo criativo. O presente estudo investiga o relacionamento entre o ato de conceptualização por modelos e maquetas analógicas e digitais e a tomada de decisões pela reflexão e ação, que impulsionam a criatividade no projeto de Design. As matérias de estudo que têm debatido a ação criativa no processo de Design ligam-se ao modo operacional da cognição, o processo de estruturação das ideias, tipologias de pensamento, método de promoção das ideias e os fatores estimulantes ou condicionadores da ação de ideação. Os estudos relacionados com a influência dos meios de representação externa na ação criativa, incidem mais na ação do desenho pelo esboço (Cross,N., Schön,D., Simon,H., Dorst,K., Tchimmel, K., Christians,H., Buxton,B.), que propriamente pela representação de modelos ou maquetas físicas ou digitais. Gürsoy (2010), Harvard (2004), Cannaerts (2009) e Hartmann (2009), descreveram a importância dos modelos e dos protótipos no desenvolvimento do espaço da exploração do problema e da solução e sob este contexto efectuámos uma reflexão teórica sobre a interação das formas de representação externas analógicas e digitais do Design através da observação do processo iterativo conceptual e do diálogo com as ferramentas de Design. A observação do processo (estudo de caso) permitiu-nos concluir que a dialética do Designer com o artefacto e as ferramentas do Design, promovem um tipo de linguagem de reflexão “iterativa” que resulta na solução dos problemas de uma forma incremental até ser atingida a satisfação (Guindon,1990b, p.297).


Palavras-chave


Criatividade no Design; Processo de Design; Mecanismos Dialéticos Projetuais; Ferramentas de Design.

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