Reflexões sobre Formação de Professores em Geografia: A Ideia de Conhecimento Geográfico Pertinente

Alana Rigo Deon, Dilermando Cattaneo da Silveira, Robson Olivino Paim

Resumo


Diante dos diferentes elementos que constituem o atual quadro da formação de docentes para a educação básica e os paradoxos subjacentes a este processo, o trabalho objetiva refletir a formação de professores de Geografia na perspectiva de superação das dicotomias que se colocam tanto no processo formativo do professor quanto na implementação de práticas pedagógicas na Geografia Escolar. Partindo da revisão bibliográfica baseada em Callai (2013), Paulo Freire (2013), Edgar Morin (2000, 2011a, 2011b) e Lopes e Pontuschka (2010) as reflexões teóricas encaminham para a emergência de incorporar o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (CPC) nos cursos de formação de professores a fim de que estes tenham condições de potencializar o ensino realizados nas escolas de educação básica via inserção do Conhecimento Geográfico Pertinente.

 


Palavras-chave


Formação de professores; Ensino de Geografia; Conhecimento Geográfico Pertinente.

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