As Cconcepções de Professores da Rede Pública de Ensino de Irati/PR sobre o Currículo da Geografia na Escola Básica

Daniel Luiz Stefenon

Resumo


Esse trabalho de investigação teve como objetivo principal compreender como professores da rede de ensino pública do núcleo regional de educação de Irati/PR concebem o currículo da Geografia na educação básica. Além disso, procurou-se investigar como esses professores estabelecem as relações entre o currículo escolar, os conceitos científicos e os conhecimentos consensuais que os alunos trazem à escola. Os resultados da pesquisa apontam que os professores de Geografia entrevistados possuem uma visão do currículo a partir de referenciais epistemológicos plurais, sendo que apenas os estudos geográficos de ênfase cultural possuem uma menor participação em seus planos de trabalho, acompanhando o que ocorre nos livros didáticos utilizados pelos docentes. Além disso, verificou-se também, a partir das representações dos docentes, o reconhecimento da relevância que os conhecimentos geográficos possuem para os alunos, o que aponta para uma necessidade constante de valorização dos saberes especializados ensinados na escola, condição básica para a democratização do conhecimento e para a inclusão dos estudantes no contexto amplo da sociedade.

 


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Saberes Escolares; Currículo; Representações; Professores.

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v. 2, n. 1, nov. 2017