A Educação Geográfica e a Cidade: A Geografia Escolar, o Método e o Ensino da Cidade

Santiago Alves de Siqueira

Resumo


Um tema caro à geografia na atualidade é a discussão do seu ensino no âmbito da geografia escolar, visando um processo educativo voltado para a formação cidadã. Não seria possível, dentro desta perspectiva, pensar a geografia escolar sem antes compreender o que é cidadania e, principalmente, o que é ser um cidadão e a partir desta compreensão pensar uma geografia escolar voltada para a formação cidadã. Nosso fundamento é a formação social como teoria e como método na possibilidade de uma educação para a cidadania. Neste contexto procuramos estabelecer um diálogo com Milton Santos e outros importantes autores que contribuíram com reflexões sobre as práticas de ensino realizadas na educação básica, sobretudo o ensino de geografia. Não temos aqui a pretensão de, com nossas reflexões, provocar o esgotamento do tema. Nossas considerações finais denunciam nossa compreensão de que é necessário continuar as pesquisas visando o aprofundamento do debate contribuindo para a qualificação do mesmo.


Palavras-chave


Cidadania; Geografia Escolar; Ensino da Cidade.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia



Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSN 2359-1870